As melhores novidades do iOS 12

As melhores novidades do iOS 12

A Apple está realizando a WWDC e diz que, desta vez, o evento para desenvolvedores “se trata totalmente de software”. O destaque, é claro, fica para o iOS 12. Estas são as principais mudanças no sistema para iPhones e iPads.

Desempenho

O iOS 12 tem um foco em performance. No iPhone 6 Plus — lançado em 2014 — os apps abrem até 40% mais rápido que no iOS 11, segundo a Apple. Além disso, o teclado aparece até 50% mais rápido; e a câmera, até 70%.

O sistema também promete manter o desempenho mesmo quando estiver sobrecarregado. Os apps abrem até duas vezes mais rápido, e a interface de compartilhamento também aparece com o dobro de velocidade.

Isso acontece porque o iOS 12 faz o processador atingir a velocidade máxima mais rápido, e reduz o clock da mesma forma. Até então, ele demorava mais tempo para atingir o pico.

Notificações agrupadas

O iOS 12 finalmente agrupa notificações por app. Será mais fácil gerenciá-las e dispensá-las de uma vez, inclusive na tela de bloqueio. Já não era sem tempo! Mobile: Apple volta a aprovar atualizações do Telegram para iOS após críticas do CEO

Reduzir distrações

O iOS 12 ganhou diversos recursos para evitar que você use o smartphone em excesso.

Com o Não Perturbe Durante O Sono, o iPhone não vai exibir as notificações perdidas se você acordar no meio da noite. A tela vai mostrar apenas o horário do alarme, em uma tela preto-e-branco, para ajudar você a voltar a dormir.

O iOS também vai sugerir que você ative o Não Perturbe quando começar um evento (como uma reunião), ou quando você sair de determinado lugar (como o trabalho).

Quanto às notificações, será possível impedir que elas apareçam na tela de bloqueio; silenciá-las temporariamente; ou desligá-las completamente. A Siri sugere desativar notificações para apps que você não usa.

O Screen Time mostra quanto tempo você passa em redes sociais, produtividade, jogos, e em cada app. Ele também informa quantas vezes você desbloqueou o aparelho, e quais apps enviam mais notificações. Isso ajuda a acompanhar — e melhorar — seu uso do iPhone ou iPad.

Também é possível configurar um limite diário para uso de apps. A Apple demonstrou o que acontece quando você passa mais de uma hora por dia no Instagram: o sistema exibe uma notificação quando o tempo estiver acabando; e depois exibe uma tela em branco para barrar o app.

O limite diário, assim como o tempo de uso de cada app, é sincronizado entre iPhone e iPad. E os pais podem obter relatório de uso dos filhos, além de colocar limites de uso para eles.

Fotos

A Apple está tentando se aproximar da experiência do Google Fotos. A busca ficou melhor e agora oferece sugestões de pessoas, categorias (“museu”) e momentos. Não para por aí: ele sugere aplicar efeitos diferentes em fotos no modo retrato, ou em Live Photos.

Se você foi para um evento e tirou fotos com seus amigos, o Fotos vai identificá-los e sugerir que você compartilhe as imagens com eles. Isso é feito na resolução completa via Mensagens, com criptografia de ponta a ponta. E quando seu amigo receber as fotos, o app vai recomendar que ele compartilhe as fotos dele com você.

Siri

A Siri está ficando um pouco mais esperta graças aos Atalhos. Por exemplo, o comando “Me ajude a relaxar” sugere abrir um app de meditação; “Faça compras” abre seu app do supermercado.

A assistente também pode sugerir apps usados em determinado momento ou local. Por exemplo, se você costuma ir para a academia e abrir um app para acompanhar seu treino, a Siri vai sugerir que você faça isso quando chegar ao local.

Existe até mesmo um Editor de Atalhos, para que você possa criar rotinas manualmente. Por exemplo, se você estiver saindo do trabalho, pode mandar uma mensagem para seu parceiro; ligar as luzes; abrir o app de rádio; e ativar as instruções curva-a-curva do Mapas.

Mensagens

A Apple continua apostando no Animoji, e o iOS 12 traz detecção de língua (!) para tornar os modelos mais realistas. Haverá quatro novos avatares: fantasma, coala, tigre e tiranossauro.

E temos também… o Memoji. Sim, é uma forma de criar animojis personalizados, escolhendo a cor de pele, corte de cabelo e acessórios. Será possível usá-los para gravar mensagens de vídeo, e também como um efeito para fotos.

O FaceTime agora permite chamadas em grupo com até 32 pessoas simultaneamente, seja em áudio ou vídeo. Até quatro pessoas aparecem em destaque ao mesmo tempo, e seu tamanho aumenta automaticamente quando ela fala.

Ele está integrado ao mensagens, pode passar de um bate-papo em texto para FaceTime em poucos toques. E você pode aplicar efeitos, animoji, filtros e stickers em tempo real. Isso funciona no iPhone, iPad, Mac e Apple Watch (apenas áudio).

Gravador, Apple Books, Ações e Notícias

O app Gravador agora está disponível no iPad, e sincroniza seus áudios entre dispositivos através do iCloud. O iBooks se tornou Apple Books, com um novo design.

O Ações finalmente ganhou uma nova interface com sparklines, linhas de tendência mostrando a variação do preço; e também foi adaptado para o iPad. E o app Notícias ganhou uma nova interface com barra lateral no iPad, mas segue indisponível no Brasil.

Ah, e o CarPlay finalmente terá suporte a apps de navegação de terceiros, incluindo Waze e Google Maps.

Realidade aumentada

O iOS 12 traz um novo app chamado Medir, que serve como uma régua para obter dimensões de objetos no mundo real. Ele também reconhece retângulos e tira as medidas automaticamente.

O ARKit 2 inclui novidades para a criação de apps em realidade aumentada. Isso significa rastreamento facial melhorado; detecção de objetos 3D, em vez de apenas superfícies planas; e experiências persistentes, que podem ser salvas e recuperadas depois.

Além disso, temos as experiências compartilhadas: duas pessoas com dispositivos iOS diferentes podem ver e interagir com os mesmos objetos em realidade aumentada. Isso permite competir com outra pessoa em um jogo multiplayer, por exemplo.

A Apple criou um novo formato de arquivo com ajuda da Pixar. Ele se chama USDZ: ele é otimizado para compartilhamento, tem tamanho compacto, e é aberto para ser adotado mais facilmente.

Inclusive, empresas como Adobe, Autodesk e Sketchfab se comprometeram a introduzir suporte a USDZ em seus programas — incluindo a suíte Creative Cloud.

Para quais dispositivos?

O iOS 12 é compatível com os mesmos dispositivos que o iOS 11; é a maior base de aparelhos já suportada pela Apple.

São eles:

  • iPhone X, iPhone 8, iPhone 8 Plus, iPhone 7, iPhone 7 Plus, iPhone 6s, iPhone 6s Plus, iPhone 6, iPhone 6 Plus, iPhone SE, iPhone 5s
  • iPad Pro de 12,9 polegadas (2ª geração), iPad Pro de 12,9 polegadas (1ª geração), iPad Pro de 10,5 polegadas, iPad Pro de 9,7 polegadas, iPad Air 2, iPad Air, iPad (6ª geração), iPad (5ª geração), iPad mini 4, iPad mini 3, iPad mini 2
  • iPod touch (6ª geração)

Quando?

O iOS 12 está disponível a partir desta segunda-feira (4) para desenvolvedores. A Apple também vai abrir um beta público em beta.apple.com. A versão final provavelmente será lançada entre setembro e outubro.

Referência: https://tecnoblog.net/246001/apple-melhores-novidades-ios-12/

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *